top of page

MATERIAIS ARTÍSTICOS DA APISCOR


É através do desenho que a criança se expressa, retrata seu universo, seus medos e sonhos. Nós podemos entender tanto sobre uma criança através do seu desenho! Por outro lado, podemos usar a Arte para o aprendizado com beleza e expressão. Se a criança vê um caroço de feijão germinar, por exemplo, ela pode se interessar em desenhar o caule brotando do grãozinho, suas folhinhas nascendo, o sol e a água, tão necessários para o crescimento da planta e outras conclusões que ela pode vir a tirar da experiência. Por isso, assim como outro material Montessori qualquer, o material de Artes é deixado sempre à disposição da criança em seu ambiente preparado.

Mas tão importante quanto a beleza e a qualidade dos materiais pedagógicos que oferecemos às nossas crianças, é a beleza e a qualidade dos materiais de Artes que lhe entregamos. Nós devemos sempre nos esforçar para oferecer a melhor qualidade de material artístico que podemos às crianças pois isto para elas é um sério trabalho e não existe nada mais frustrante do que um material de trabalho ruim, de baixa qualidade, que se quebra facilmente e não desempenha seu papel direito.

Procurando por esses materiais artísticos para crianças, atóxicos e de preferência naturais, acabei encontrando a Apiscor, uma empresa nacional orientada para produtos pedagógicos e artísticos de alta qualidade com consciência ecológica. Nós temos aqui em casa os blocos de giz de cera de abelha, tão cheirosos e muito mais resistentes que os giz de cera normais. Eles são macios e deixam aquela penumbra bonita no papel. O formato em bloco é maravilhoso para crianças de até 6 anos.

Temos também as cores primárias em aquarelas, o que é fantástico pois podemos criar outras cores a partir delas! Nós que estávamos acostumados às aquarelas da papelaria, nos surpreendemos com a alta concentração de pigmento e a ótima transparência, o charme da aquarela. As cores são mais fortes e vivas no papel.

aquarela apiscor

Mas o meu queridinho é o giz de lousa! As cores não são só bonitas, são exuberantes, únicas, vivas e vibrantes! Era exatamente o que eu estava procurando para nossos desenhos na parede de lousa do quartinho de atividades!

giz de lousa waldorf apiscor

Por serem materiais mais caros, não podemos ser imprudentes e deixar que a criança o jogue de lado de qualquer jeito. São como copos de vidro. Nós a ensinamos a trabalhar corretamente com eles e a guardá-los com cuidado após o uso, deixando-os pronto para um próximo momento de inspiração. Esta é outra ótima lição que podemos dar aos nossos filhos sobre zelo, qualidade e beleza.

bottom of page