top of page

4 ATIVIDADES SIMPLES DE VIDA PRÁTICA PARA FORTALECER AS MÃOZINHAS

O que você pode fazer com seu filho de 2 - 3 anos de idade para preparar as mãozinhas para a escrita? Bem, uma das funções da Vida Prática é justamente essa, fortalecer os músculos da mão para que a criança pegue no lápis com firmeza. Dentre muitas atividades, selecionei essas 4 que são muito simples, as crianças AMAM e você pode repetir muitas e muitas vezes!

1. Transferência de líquido com esponja

A criança tem que transferir o líquido de um recipiente para o outro com esponjas. Ela deverá apertar as mãozinhas, espremendo a esponja até sair todo o líquido. Quanto maior e mais dura a esponja, maior a força que a criança deverá fazer com as mãos. Tão simples, mas super eficiente para trabalhar a força das mãos. Você vai precisar:

  • 3 recipientes, 1 deles de vidro para a criança observar o aumento do volume de água

  • Pedaços de esponja

  • Um pano para secar a mesa

  • Corante alimentício para animar a brincadeira

Mostre para a criança o que ela deverá fazer, sem muitas palavras: pegue uma esponja no recipiente com água e aperte, despejando a água no recipiente de vidro. Coloque a esponja seca no terceiro recipiente.

2. Transferência de líquido com esponja e espremedor manual de limão

Uma variação da atividade anterior mas que trabalha a mãozinha de outra forma, é utilizar o espremedor de limão manual para espremer as esponjas. A criança tem que abrir bastante a mãozinha para segurar os braços do espremedor e apertá-lo. Esse movimento de esticar os dedos e depois contraí-los exige muita força e coordenação, essa atividade trabalha isso.

3. Amassar jornal

Essa atividade não exige nenhuma preparação, nada! Só pegue o jornal da manhã com todas aquelas notícias chatas e peça para seu filho amassar e jogar e fora!

4. Amassar Massinha

Por isso que a massinha é o maior e melhor material da educação infantil! haha Não é só porque é divertido, é porque fortalece as mãozinhas da criança, preparando para a escrita. Simples assim! Amoeba e slime não tem a mesma textura e firmeza, por isso não é tão eficiente. Inclusive, esse é um ótimo pretexto para banir essas gororobas das nossas casas, que só servem para estragar nossos sofás e nossos tapetes. Quem nunca passou por isso?!

Não falei que eram fáceis? Agora não tem desculpa para não fazer! Lá em cima eu falei que essa atividade era para 2 - 3 anos, mas na verdade ela é maravilhosa para crianças de qualquer idade. Se você perceber que seu filho tem uma "mão-boba", vive derrubando as coisas, tá ai exercícios ótimos para melhorar isso!

bottom of page