HISTÓRIA DA ARTE PARA CRIANÇAS

Eu sempre gostei de fazer programas culturais com as meninas. Desde pequenas eu as levava para conhecer os museus das cidades que estávamos visitando na esperança delas se interessarem desde cedo pelas Artes Visuais. Me lembro da primeira vez que visitamos a Pinacoteca em São Paulo e as meninas tinham acabado de completar 1 ano de idade. Muita gente evita esses programas com crianças, mas eu gosto - de verdade. Eu acho que as crianças tem uma sensibilidade especial e, embora seu tempo de concentração e interesse seja curto, de vez em quando as flagramos paradas, simplesmente observando. O que será que chamou a atenção delas naquela obra? - eu sempre tive curiosidade de saber. Além do mais, eu acredito piamente que o que foi incentivado na infância repercutirá para a vida toda. Então, eu trato de aproximar minhas filhas o máximo que posso da boa cultura.

Um jeito bem lúdico de abordar esses assuntos sem ser tão pragmática é apresentar às crianças livrinhos de história que falem sobre a vida e a obra de pintores famosos de uma maneira leve.

Uma ótima coleção lançada pela editora Rocco há algum tempo é a Pintando o Sete. A coleção é composta por sete livros que podem ser tanto uma biografia bem resumida do artista quanto uma breve explicação de sua obra. O texto e as ilustrações são do Caulos. Eu gostei bastante da seleção de pintores que escolheram para compor a coleção, todas elas tem um "quê" de infantil:

Henri Matisse - O Jardim da Infância de Matisse

René Magritte - O Segredo de Magritte

Piet Mondrian - Mondrian, o Holandês Voador

Georges Seurat - Seurat e o Arco-Íris

Giotto di Bondone - O Céu Azul de Giotto

Vincent van Gogh - Van Gogh e a Cor do Sol

Henri Rousseau - A Viagem de Rousseau

A maioria desses grandes gênios não tinha uma vida considerada "normal", embora algumas de suas atitudes façam completamente sentido para as crianças, como esta passagem maravilhosa de Van Gogh: "Quando saía para pintar a noite, ele acendia velas em volta do seu chapéu. Assustados com aquela figura estranha, muitos zombavam: -'Parece louco!' Nem todos entendem uma boa idéia."

Assim, buscando histórias bem irreverentes da vida desses gênios, Caulos consegue avivar a curiosidade e acender a imaginação da criança. A biografia serve, antes de mais nada, para compreendermos a obra desses artistas. E essa é uma ótima introdução!