top of page

SÉRIE ROSA COM CARIMBOS DE VOGAIS


Continuo na minha saga para oferecer uma alfabetização tranquila e eficiente para as meninas, lendo livros sobre o método fônico, buscando atividades e tentando enquadrá-las ao método montessoriano. Para mim, tem sido um grande quebra-cabeças juntar as idéias dos papas do método fônico da língua portuguesa com as atividades de alfabetização Montessori que vejo no exterior (entenda-se inglês). Esse era um dos bloqueios que eu tinha para me aprofundar mais na área da Linguagem aqui em casa, mas aos trancos e barrancos vou superando minhas dificuldades.

Carimbos vogais

O método de alfabetização Montessori em inglês é fantástico, ao meu ver. Ele quebra as dificuldades da língua em 3 partes e cria uma série de exercícios gradativos, contemplando todas as dificuldades do idioma. São as famosas série rosa, série azul e série verde. A série rosa engloba palavras curtas de apenas 3 letras para um treino bastante repetitivo dos fonemas. A grande quantidade de palavras com 3 letras em inglês possibilita ampliar bastante o vocabulário da criança de maneira concreta e ainda trabalhar com rimas.

O mesmo não acontece no português, entretanto. A maioria das nossas palavras são multissilábicas. Mas podemos aproveitar a idéia de que essas pequenas palavras tornam a sua decodificação pela criança muito mais fácil, afinal, elas são menores. Por isso, resolvi criar uma série de exercícios com essas palavras com dois objetivos: apurar a consciência fonêmica das letras em relação as palavras e elevar a auto-confiança da criança quando percebe que é capaz de ler e compreender uma palavra!

Esses exercícios da Série Rosa são maravilhosos para desafiar crianças de 4 anos, por exemplo, que estão indo bem no trabalho fonêmico das letrinhas induviduais. Eles também ajudam a fortalecer o vínculo das letras com as palavras, especialmente as vogais, das crianças de 5 anos.Estou preparando outros exercícios dessa série, mas por enquanto está disponível o treino do som das vogais e das consoantes. Nós podemos usar o alfabeto móvel, carimbos e simplesmente pedir que a criança escreva a letra. A Valentina adora usar os Carimbos das Vogais da Xalingo, então hoje a atividade foi assim! Foi tão produtivo que fizemos todos os exercícios das vogais e das consoantes! =)

É disso que estou falando quando digo sobre elevar a auto-confiança da criança. Se ela visse uma palavra enorme, cheia de dificuldades, ela logo se desinteressaria pela atividade. Primeiro eu a fiz ganhar auto-confiança para depois desafia-la. Além disso, coloquei um pouco de diversão. Os carimbos garantem uma variação bacana do exercício, saindo um pouco da rotina.

Para essa atividade usei os recursos:

bottom of page