top of page

EXTENSÕES DAS BARRAS VERMELHAS


Venho aprimorando as atividades sensoriais das meninas, exigindo cada vez mais uma percepção visual mais apurada delas. Nós insistimos bastante no trabalho com as Barras Vermelhas (você pode ler sobre a nossa dificuldade aqui e aqui) e agora que já dominam bem o trabalho, é hora de inventar!

As Extensões das Barras Vermelhas são uma excelente oportunidade para a criança aprimorar a discriminação visual, trabalhar conceitos, aumentar sua noção de espaço, de ordem e soltar a criatividade! Tudo isso de maneira bastante concreta, claro!

Neste exemplo das fotos, a Eduarda escolheu o "castelo" e eu pude trabalhar com ela conceitos como: meio, maior, menor, à direita, à esquerda, primeiro, segundo, terceiro... tão importantes para formação lógica e ordena dos seus pensamentos e ações.

É tão bonitinho perceber também como o rigor das atividades gera a busca pela perfeição harmônica da forma criada pela criança. Elas ficam obstinadas ao alinhamento perfeito!

Outra extensão de muito sucesso com as crianças são os labirintos. Elas se divertem muito! São lições cheias de sentido para a criança, que impulsionam sua vontade de realizar e aprender.

labirinto com Barras Vermelhas Montessori
labirinto com Barras Vermelhas Montessori

Eu aproveito para treinar movimentos harmoniosos no andar, exigindo equilibrio, postura e elegância! Ah... parece brincadeira o quanto essas crianças aprendem de maneira tão concreta!

Para esta atividade, usei os materiais:

bottom of page