top of page

10 LIVROS DIVERTIDOS PARA ENSINAR O ABC


LISTA DE 10 LIVROS SOBRE O ABC

Com três crianças em fase de pré-alfabetização em casa, tudo que eu consigo pensar é em letras! Então, faz um tempo que venho montando uma lista de livros sobre o ABC nos meus favoritos na Amazon. Não foi muita surpresa quando essa semana eu comentei sobre isso no post do livro O Alfabeto Perigoso (compre o livro aqui) e muitas mães vieram me pedir indicação de livros sobre esse assunto. Eu sei que essa fase pode ser um tanto estressante, tanto para a criança quanto para os pais, então achei que seria boa ideia compartilhar livros que possam trazer um pouco de descontração nesse momento. =)

Aqui vão 10 livros divertidos sobre o ABC:

2. Alfabeto dos Pingos de Mary França. Os Pingos - sete criaturinhas nascidas de uma gota de tinta - fazem um passeio pelo alfabeto, mostrando às crianças como é divertido aprender cada letra.

3. ABC do Trava-Língua de Rosinha. Encontrados em várias culturas, os trava-línguas brincam com os sons das letras do alfabeto, e quem quiser pode inventar um, desde que leve em consideração o mais importante: quanto mais travar a língua, melhor!

4. Um Mundo Chamado Alfabeto de Marco Antônio Hailer. Neste livro, você vai descobrir um mundo em que as letras se combinam daqui e dali, aqui e acolá, criando e recriando palavras que rimam, que cantam e dão nome a tudo o que você possa imaginar!

5. Alfabeto Escalafobético de Cláudio Fragata. Para escrever qualquer palavra precisamos das letras, uma depois da outra, grudadas ou separadas, mas sempre presentes. Elas formam palavras engraçadas, como pirilampos e até mesmo escalafobético. Por isso, nada melhor do que apresentá-las com poemas que divertem e nos trazem novos vocábulos.

6. O Batalhão das Letras de Mário Quintana. O batalhão das letras, primeira obra de Mario Quintana voltada para o público infantil, foi publicada originalmente em 1948. Inovador, o livro apresenta o alfabeto enquanto ensina poesia, ora ressaltando as formas gráficas das letras, ora seus fonemas.

7. Uma Letra Puxa a Outra de José Paulo Paes. Uma cartilha moderna em que cada letra do alfabeto ganha uma quadrinha, composta com recursos de rima e ritmo que ajudam a memorização. A letra s, por exemplo, é assim: "O sapo saltou na sopa/ de um sujeito que, sem mais papo, / deu-lhe um sopapo e gritou: - Opa!/ Não tomo sopa de sapo!".

8. ABC Doido de Angela lago. Essa premiada autora e ilustradora leva a criança a desvendar o maravilhoso mundo do ABC, sugerindo jogos e atividades, como imitar o desenho de uma letra com o próprio corpo. Com este livro-jogo, a alfabetização surge naturalmente, entre rimas, risadas e descobertas.

9. Abecedário de Ruth Kaufman. Com este abecedário ilustrado, ganhador do Prêmio New Horizons, da Feira de Literatura Infantojuvenil de Bolonha, vai ficar fácil aprender a ler. Acompanhando as 26 letras que compõem o alfabeto através dos verbos e suas ações e vinhetas que vão além do óbvio, as crianças vão perceber como o mundo das palavras diz tudo sobre a nossa vida.

10. ABCDinos de Celina Bodenmulle. Este abecedário poético, concebido por um paleontólogo entusiasmado, uma escritora estreante e uma ilustradora convicta, traz 26 poemas e uma pílula informativa sobre dinossauros que habitaram diversas partes do planeta. No final do livro há um mapa que indica os locais onde seus fósseis foram encontrados. Essa valiosa herança, deixada há milhões de anos, conta-nos hoje como eram os dinossauros, onde e como viviam, o que comiam e muito mais.

Se vocês tiverem outros títulos interessantes, por favor compartilhe conosco!

bottom of page