Nós ganhamos o jogo Historiando que são cartas de sequência da Araquarela e estamos tirando o máximo proveito delas! Para nós, elas são um belíssimo e importantíssimo material de linguagem.
Com esses cartões de sequência podemos fazer uma atividade de pré-leitura e estimular o raciocínio lógico de crianças bem pequenas simplesmente pedindo para elas descreverem as cenas de cada cartão e depois colocá-los na ordem dos acontecimentos. A criança não precisa ter consciência fonética de nenhuma letra mas o trabalho de organização de idéias que acontece com esse "jogo" é fenomenal para a aquisição de leitura e compreensão.
A linguagem é especialmente trabalhada nesse jogo. A descrição das cenas exige uma percepção visual apurada e vocabulário descritivo. Com as sequências temporais, introduzimos a noção de antes/ depois, novos vocabulários como os números ordinais (primeiro, segundo, terceiro...), imaginação inventada... Contar uma história não é fácil, exige uma organização do pensamento e de idéias muito elaborada. É muito bom quando podemos contar com jogos bonitos e divertidos como esses para que as crianças aprendam brincando.

Eu pretendo trabalhar com esses jogos com as mais novas, embaralhando as cartas e usando vocabulários que demonstrem sequência, como: "O que você acha que aconteceu primeiro?", "O que você acha que aconteceu depois?" e "O que você acha que aconteceu por último?" Você pode usar números, como os tentos que usei aqui, para demonstrar a relação do numeral ordinal com o símbolo.
Aqui vai uma pequena explicação de como apresentar esse jogo do jeito Montessori:
Apresentação:
1. Coloque as cartas no canto de um tapete.
2. Distribua as cartas, embaralhadas, uma ao lado da outra.
3. Pergunte a criança, "Qual você acha que aconteceu primeiro?" Pegue a carta e coloque próximo a criança.
4. Pergunte, "Qual você acha que aconteceu depois?"Pegue a carta e coloque ao lado da primeira carta, próximo a criança.
5. Na última carta, utilize o vocabulário por último, "Qual você acha que aconteceu por último?"Coloque a última carta no final da sequência.
6. Reveja a ordem das cartas para ver se faz sentido e se a criança se interessar, peça a ela para descrever as cenas da sequência ou contar uma história.
7. Embaralhe as cartas novamente e guarde no devido lugar.