PROVA DE ARITMÉTICA COM TENTOS


Esta semana apresentei os Tentos para minhas filhas mais novas. Vínhamos trabalhando com as Barras Vermelhas e Azuis e Fusos por um tempo e achei que era hora de apresentá-las esse novo desafio.

Nós já falamos sobre os Tentos aqui e aqui e esse material é mais conhecido por ensinar par e ímpar. De fato, a dinâmica do material possibilita uma visão bastante enfática e concreta dos números pares e ímpares e, embora as crianças dessa idade ainda não consigam enxergar o motivo ou a utilidade de aprenderem esse novo conceito, já abrimos as portas e asfaltamos o caminho para a construção perfeita desse importante aprendizado.

Entretanto, os Tentos não são importantes "apenas"para ensinar par e ímpar. Eles fecham um importante ciclo da aquisição cognitiva da aritmética básica Montessori, quando apresentamos os números básicos (0-10) do sistema decimal e suas respectivas quantidades. Aos poucos, os materiais matemáticos vão oferecendo novos desafios e ficando mais abstratos, exigindo que a criança utilize habilidades adquiridas com materiais precedentes.

No caso dos Tentos, todo o material é solto e precisa ser ordenado pela própria criança. O material, portanto, exige que a criança saiba colocar os números em ordem e quais são suas respectivas quantidades (além de saber contar). Através dos Tentos, portanto, conseguimos verificar se a criança conseguiu formar um conhecimento sólido da ordem dos numerais de 1 a 10 e suas quantidades, caso contrário terá grandes dificuldades em trabalhar com o material. Quando observamos esse comportamento em uma criança, sabemos exatamente que devemos voltar para os materiais antecessores e insistir um pouco mais nos trabalhos com eles. É assim que avaliamos o desempenho de uma criança Montessori. =)

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00