top of page

PERCEPÇÃO VISUAL COM BLOCOS XALINGO


Os blocos de madeira da Xalingo são um dos melhores brinquedos para uma criança e um grande curinga para se ter dentro de casa. Eu AMO brinquedos versáteis e criativos, daqueles que as crianças podem fazer dele o que quiser. Elas podem empilhar, criar castelos, cercados, navios, carros, bonecos, pontes, trilhos de trem... A criança manda! Nós temos duas caixas desse brinquedo (quanto mais, melhor!) e é muito bom ver nossos filhos sendo criativos e montando estruturas.

Além da brincadeira aberta, livre e espontânea, eu uso esses brinquedos em outras situações, como na hora da leitura em voz alta e como essa atividade de percepção visual. Enquanto a sala de aula Montessori usa blocos como a Torre Rosa e a Escada Marrom onde as crianças fazem um trabalho mais direcionado mas também criativo, esses blocos de madeira são uma opção barata e muito acessível que atingem alguns dos objetivos desses materiais montessorianos, como apurar a percepção visual da criança e solução de problemas.

CLICK AQUI PARA BAIXAR O ARQUIVO

Eu criei este PDF para que as meninas colocassem os bloco sobrepostos, mas a Valentina construiu as figuras em 3-D. Enquanto a "brincadeira" rolava, surgiu a oportunidade de explicar para as meninas a diferença das superfícies dos blocos e eu lembrei da histórinha contada pela pedagogia Waldorf para mostrar os diferentes lados dos blocos de giz de cera muitos utilizados por eles: papai urso (lado com superfície maior), mamãe urso (lado com altura maior e geralmente mais estreito) e bebê urso (lagura e altura menores). Muito fofo e divertido! Esta é uma excelente atividade para crianças a partir de 3 anos (ou, dependendo da criança, até mais novas!)

bottom of page