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QUANDO APRESENTAR O ALFABETO MÓVEL


Uma dúvida muito recorrente é sobre a idade recomendada para se trabalhar o Alfabeto Móvel ou quando podemos apresentar para a criança. Podemos mostrar o Alfabeto Móvel para a criança de 2 anos ir se familiarizando com ele? Como tudo em Montessori, a resposta que tenho para dar é: depende da criança, mas normalmente não.

Eu compreendo totalmente a ansiedade dessas mães em oferecer os materiais Montessori para seus filhos - eu sou assim também! Eles são tão exuberantes e instigantes... Entretanto, é muito importante ter em mente que as áreas de conhecimento em Montessori seguem uma sequência orquestrada de materiais que precisa ser cuidadosamente seguida, especialmente linguagem e matemática.

Cada material tem uma função específica e serve de degrau para o próximo. Assim, tirando os trabalhos Sensoriais e de Vida Prática que habilitam indiretamente para a linguagem, os primeiros materiais propriamente ditos dessa disciplina são as Letras de Lixa e os Encaixes de Ferro. Enquanto as Letras de Lixa servem para treinar os sons das letras, oferecendo simultaneamente sensações visuais e tátil-musculares associadas à letra, os Encaixes de Ferro treinam o controle da mão - leve e firme. Esses dois materiais são tão importantes que devem ser trabalhados sem pressa e não devem ser nunca ignorados.

Só depois que a criança consegue identificar o som da maioria das letras é que ela está pronta para o Alfabeto Móvel (leia aqui sobre as preliminares para ter sucesso com o Alfabeto Móvel). Normalmente, a criança atinge esse grau de consciência fonêmica por volta dos 4, 5 anos e é nesta idade que o Alfabeto Móvel é apresentado. Entretanto, nada impede que uma criança mais precoce na proficiência fonética o utilize. O lema é: siga sempre a criança mas nunca pule etapas.

Isto porque o Alfabeto Móvel é um material de composição de palavras, onde a criança aprofundará e firmará seus conhecimentos fonêmicos num trabalho de propósito claro. Montessori dizia que: "criar palavras é, em princípio, mais apaixonante que lê-las! E também muito mais 'fácil' que 'escrevê-las', porque para escrevê-las é necessário este trabalho de mecanismos que não estão ainda bem fixados.", Pedagogia Científica.

Os resultados do trabalho com o Alfabeto Móvel são os mais gratificantes para a criança e para o adulto que o acompanha nessa jornada. Eliminada a dificuldade de executar a escrita que exige da criança desta idade mecanismos motores que ainda não estão prontos, a criança é capaz de mostrar sua energia intelectual num trabalho superior: colocar em grupo aqueles sinais simbólicos e consequentemente, formar palavras! Assim, a criança consegue exprimir-se sem fadiga num trabalho cuja quantidade nos maravilha!

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