top of page

MATEMÁTICA COM DOMINÓ


Valentina está no primeiro ano do ensino fundamental de uma escola tradicional e agora tem a mochila cheia de livros didáticos. Essa semana veio a lista das matérias que ela terá de estudar para o teste da semana que vem e enquanto eu tentava adaptar os assuntos para Montessori, fiquei feliz em ver uma abordagem mais concreta da matemática utilizada em um dos capítulos do livro.

O livro sugeria o uso do dominó para se trabalhar os números e as quantidades. Achei tão divertido! Foi quando me toquei que nós nunca tínhamos jogado dominó com as meninas antes, dá pra acreditar?! Claro que eu fui atrás do meu dominó de quando eu era jovem ainda, tão empoeiradinho... hahaha! As meninas viciaram e agora só querem jogar dominó (deixaram de lado o quebra-cabeça)! Eu e o Maurício somos sempre convocados a jogar depois do jantar e estamos amando esse novo interesse das meninas, além desse momento super gostoso em família. Os clássicos nunca falham!

Enquanto brincava com as meninas, minha cabeça já começou a pensar nas atividades de matemática que poderíamos fazer usando esse jogo. Não pude evitar e acabei elaborando essas atividades bem divertidas para as crianças. Espero que gostem!

bottom of page