HABILIDADE COM TESOURA (DOWNLOAD GRÁTIS)


Um aspecto interessantíssimo da educação Montessori é capacidade de isolar uma habilidade para ser desenvolvida objetivamente. Essa característica é imprescindível a qualquer educador Montessori: encontrar maneiras de trabalhar isoladamente uma habilidade, a fim de escupi-la perfeitamente.

Assim são os manuais de educação Montessori, detalhados a tal ponto que não deixam dúvidas quanto a importância do aperfeiçoamento contínuo e exigente das mãos, dos movimentos do corpo e pensamento. Em Vida Prática, portanto, podemos encontrar tranquilamente uma lição destinada apenas ao uso da tesoura, explicada detalhadamente, enquanto em outros métodos, o uso da tesoura é feito sem a devida demonstração de como fazê-lo.

Interessante notar, quem tem mais de um filho, a grande diferença na habilidade do manuseio da tesoura entre uma criança e outra. Valentina desde muito nova soube manusea-la com muita destreza, enquanto Beatriz sofre com o ritmo de abrir e fechar as lâminas e frequentemente se frustra com sua dificuldade em recortar.

Com dificuldade ou não, ambas as crianças deveriam treinar essa lição com tesouras, tão importante para seu desenvolvimento psicomotor. Recortar exatamente em cima da linha - retas ou sinuosas - , sem parar o corte antes do final da linha ou avançar com a tesoura para além da extremidade, é uma habilidade super importante para crianças da pré-escola e inicio do fundamental.

Esse final de semana eu imprimi esses modelos (clique aqui para imprimir) que achei na internet e dei para as meninas recortarem enquanto aproveitávamos o sol no quintal. Aqui está um exemplo de como trabalhamos com tesouras em uma sala Montessori. Modelos livres de distrações, do nível mais fácil para o mais difícil! Aproveitei para criar um link direto para meu drive, onde poderei compartilhar com vocês atividades montessorianas interessantes gratuitamente! =)

Então aqui vai um modelo da primeiríssima lição para uso da tesoura:

USANDO TESOURAS - A PRIMEIRA LIÇÃO

Para a apresentação inicial, use tiras estreitas de papel mais firme que os convencionais. Tiras de cartolina funcionam bem.

Se a criança preferir usar a mão esquerda, ofereça uma tesoura com a mão esquerda.

Apresente as atividades de tesoura em uma mesa para uma criança individualmente.

Demonstre como transportar e armazenar tesouras. Explique que as lâminas são afiadas e devemos ter muito cuidado ao cortar.

Demonstre como segurar a tesoura e como usá-la para cortar tiras de papel. Continue cortando, permitindo que as peças caiam em uma cesta (ordem).

Ajude a criança a colocar o polegar e os dois primeiros dedos no cabo da tesoura. Incentive-a a praticar a abertura e o fechamento das lâminas.

Quando ela abrir as lâminas, ajude movendo a tira do papel entre as lâminas. Quando ela fecha a lâmina, a tesoura corta a tira.

Deixe a criança segurar a tira de papel e a tesoura como ela quiser.

Depois que as crianças são proficientes em cortar cartolina, elas podem escolher tiras de papel mais leves para cortar.

DICA PARA PROFESSORAS: Regina Barnett sugere dar a criança várias opções sobre o que fazer com as pequenas peças cortadas, inclusive levando-as para casa em um envelope. Uma nota para os pais poderia dizer: "Esta foi a primeira vez que seu filho usou uma tesoura na sala de aula. Ela cortou esses pequenos pedaços e tem muito orgulho de seu trabalho". Fonte: www.montessoriservices.com

SIGA A GENTE

  • ícone facebook club montessori
  • Grey Instagram Icon
  • Grey Pinterest Icon
  • Grey Twitter Icon
  • Grey YouTube Icon

M20 TECNOLOGIA LTDA ME

23.514.970/0001-00