top of page

TÁBUAS DE SÉGUIN

A primeira vista, as Tábuas de Séguin podem assustar um pouco. Elas não são mesmo dos mais atraentes materiais montessorianos. Mas é só aprender como usá-las que o interesse das crianças por elas acontece! E isso é muito bom, porque a lição que elas carregam é valiosíssima!

O que são as Tábuas de Séguin

Basicamente, as Tábuas de Séguin são um material de matemática que mostra aos pré-escolares como as dezenas são formadas.

Elas trabalham em conjunto com as contas coloridas para dar a impressão sensorial de como os símbolos numéricos e as quantidades de 11 a 99 se correspondem.

Por que são importantes

Há uma GRANDE diferença entre a criança saber contar até 20 ou mesmo até 100 e compreender o conceito que esses números representam.

Quando a criança começa a se interessar pelos números maiores de 10, elas normalmente encontram dificuldades para entender como são esses números (como se escreve e como são formados). E tudo bem! Afinal, a matemática é pura abstração e é por isso que Montessori busca torna-la mais concreta possível!

Não é raro criança dessa faixa etária dizer que 1 e 1 faz 11 e, embora a gente saiba exatamente o que ela quis dizer com isso, não podemos deixar que ela internalize essa impressão superficial porque... bem, 1 e 1 faz 2 e 10 e 1 faz 11!! Mas é um conceito difícil de entender, mesmo!

Nesse post, vou te mostrar como o método matemático Montessori ensina as quantidades e os símbolos numéricos de 11 a 19 para a criança.

QUANTIDADES

As quantidades são apresentadas através das contas coloridas. As contas coloridas (1-9) são organizadas na forma triângular e as contas douradas (dezenas) são organizadas na forma de quadrado.

SÍMBOLO NUMÉRICO

Os símbolos numéricos são mostrados com as tábuas e os cartões que as acompanha. A criança desliza os cartões das unidades para formar os números de 11 a 19.

Quando a criança desliza as placas de unidade, você diz: "10 e 1 faz 11."

QUANTIDADE E SÍMBOLO NUMÉRICO

Aqui relacionamos o símbolo numérico com a quantidade, representada pelas contas coloridas.

Objetivo

Associar os nomes de onze a dezenove as suas respectivas quantidades e símbolos numéricos.

Quando apresentar

Você pode apresentar esse material para a criança a partir dos 3.5 anos, mas é preciso que ela domine os números até 10 e tenha demonstrado interesse nos decimais, do tipo "mamãe, 1 e 1 são 11." ou coisa parecida.

Então, quando seu filhote começar a fazer essas perguntas constrangedoras que deixa qualquer marmanjo desajeitado sem saber o que responder, é hora de sacar as Tábuas de Séguin das mangas e mostrar a ele de uma vez por todas que 10 e 1 é que faz 11! hahahaha

Tenho certeza que ele vai amar deslizar as plaquinhas num trabalho obstinado para formar as dezenas!

Thaís

bottom of page