top of page

TERCEIRA CAIXA DE CORES


Ah, um dos materiais montessorianos mais lindos! A Terceira caixa de cores é um material encantador para os olhos. Com cores vivas e tons super atraentes, ela prende a atenção das crianças assim que colocam os olhos nela.

O sistema de placas coloridas Montessori é um excelente jeito de se ensinar as cores para crianças. Esse sistema é composto pela Primeira Caixa de Cores, Segunda Caixa de Cores e Terceira Caixa de Cores (foto). A criança avança no estudo das cores de modo progressivo através das caixas, começando com a caixa de cores 1.

A Terceira Caixa de Cores é um material sensorial que busca aperfeiçoar a discriminação e a percepção das cores pela criança. Ela é composta de 7 tons de 9 cores diferentes. Alguns tons são realmente difíceis de se distinguirem, exigindo um esforço real da criança.

As placas não variam em tamanho e forma, somente na cor o que torna mais fácil para a criança entender a diferença entre as cores. Com esse material super simples, podemos explorar as cores com a "mão na massa", pareando as cores do tom mais escuro para o mais claro e vice-e-versa.

Nós fizemos uma atividade bem legal usando a Terceira Caixa de Cores e esses encaixes coloridos que as meninas usavam quando bebês. Esses encaixes são bem interessantes, trabalham a percepção visual, pareamento e a pega de pinça (importante para a escrita).

A Eduarda tinha que encaixar os pegs nos seus respectivos pontinhos. Depois, procurar as placas na caixa que correspondia a cor dos encaixes, fazendo a gradação das cores.

É engraçado ver como o tempo de concentração da criança ainda é curto e como ela afeta o trabalho de aprendizagem. A Eduarda ia muito bem até que faltando duas cores para completar a lição, ela começou a colocar as placas de qualquer jeito (veja o verde na foto abaixo).

Uma alternativa para combater a monotonia é colocar as placas um pouco distantes do tapete, assim a criança se movimenta e não fica impaciente.

Montessori explica que não devemos corrigir a criança se ela comete algum erro ao trabalhar com esse material sozinha. Ninguém pode ensinar o outro a ver a sutileza das cores. Este é um exercício solitário, de aperfeiçoamento próprio que ninguém poderá fazer pela criança.

bottom of page